quarta-feira, 28 de junho de 2017

Que o vinagre é eficiente e imprescindível na cozinha, final, ele é útil na hora de conservar os alimentos, melhorar o sabor, temperar ...

10 usos para o vinagre

Sem comentários:
 
Resultado de imagem para vinagre na limpeza

Que o vinagre é eficiente e imprescindível na cozinha, final, ele é útil na hora de conservar os alimentos, melhorar o sabor, temperar saladas, entre outras funções. Mas o produto pode ser um aliado também na hora da limpeza, pois por possuir uma alta concentração de ácido acético, ajuda a desinfetar, desengordurar, eliminar odores e dar brilho.

É um produto que possui muitas utilidades e pode ser usado de diferentes maneiras e em diversas ocasiões. Conheça algumas das principais funções do vinagre:

1 – Desinfetar
O vinagre é um antibacteriano natural, usado como base em qualquer solução de limpeza. E não é tóxico. Para preparar uma solução desinfetante em casa, dilua 1 parte de vinagre em 4 partes de água e use em qualquer lugar onde possa haver germes, como mesas, bancadas, ou objetos pessoais como teclados, telefones e controles remotos.

2 – Limpar o wc
Na hora de lavar o wc, despeje um copo de vinagre em torno do interior do vaso sanitário e deixe agir por uma hora. Depois, use uma escova para remover os resíduos e dê descarga. A solução ajuda a desinfetar e desodorizar o ambiente.

3 – Desentupir canos
Quanto os canos entopem, o vinagre é a solução. Despeje 1/2 chávena de bicarbonato de sódio direto no cano e, em seguida, 1/2 chávena de vinagre. Aguarde até fazer uma espuma. Quando essa espuma começar a diminuir, deite um litro de água a ferver. A operação pode ser repetida quantas vezes for necessário.

4 – Remover resíduos
Remover um adesivo quase sempre deixa a superfície com resíduos de cola. Para eliminar os resíduos completamente, basta limpar a superfície com um pano embebido em uma solução de vinagre e água.

5 – Lavar o cabelo
Sim, isso mesmo! Mas não se preocupe, pois o cheiro forte não fica nos fios. Como os champos e condicionadores deixam alguns resíduos, que podem deixar o cabelo sem brilho, o uso do vinagre pode ajudar. Dilua duas colheres de sopa de vinagre, duas colheres de sopa de sumo de limão e três chávenas de água, misture bem e, após a lavagem, derrame sobre os cabelos. Depois enxague normalmente com água. Essa mistura ajuda a eliminar os resíduos mantendo o cabelo macio e brilhante.

6 – Remover manchas
Algumas manchas são difíceis de tirar. Mas se borrifar uma mistura de 1/2 chávena de vinagre branco, 1/4 de chávena de bicarbonato de sódio e 3 chávenas de água sobre a roupa manchada, antes de a lavar, ajuda a remover as manchas de uma forma natural.

7 – Recuperar folhas verdes
Na hora de preparar a salda, utilize o vinagre para recuperar as folhas verdes que às vezes ficam murchas. Basta mergulha-las numa taça com 2 chávenas de água fria e 1/2 colher de chá de vinagre para traze-las de volta à vida.

8 - Amaciar pincéis
Quem faz trabalhos artesanais, como pintura, sabe que muitas vezes os pincéis ficam duros, mas nem por isso eles precisam ser inutilizados. Se colocados em uma imersão de vinagre por cerca de uma hora, os fios voltam a ficar macias. Depois, basta lavar com água morna e sabão, e deixar secar normalmente.

Espero que estas dicas vos sejam úteis ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário