terça-feira, 15 de maio de 2018

O título pode parecer-vos muito estranho mas eu acho que sim, as "reuniões" sobre o orçamento familiar são necessárias e vou ex...

REUNIÕES FAMILIARES SOBRE O ORÇAMENTO

Sem comentários:
 
O título pode parecer-vos muito estranho mas eu acho que sim, as "reuniões" sobre o orçamento familiar são necessárias e vou explicar-vos tudo.
Imaginem que vocês organizam muito bem o vosso orçamento, estipulam um valor para a poupança e para cada uma das categorias (supermercado, saídas, roupas, etc) mas a sua família não está no mesmo "barco"? 

Falar com os membros da família sobre dinheiro e sobre como organizam o orçamento é fundamental e é um tema muito sério.
Há muitas pessoas que não fazem ideia da sua situação financeira, não sabem quanto o parceiro ganha, desconhecem qual é o valor da hipoteca da casa, quanto devem nos cartões de crédito, não fazem ideia de quanto gastam em compras ou restaurantes. Eu sei que soa estranho, mas já saíram pesquisas sobre o assunto, e muitas pessoas acham que têm uma vida financeira sólida, quando a realidade é o oposto. 

Infelizmente, isto é mais comum do que pensamos. As pessoas perdem completamente a noção da realidade. É por isso que eu defendo as "reuniões" sobre orçamento familiar. Não digo que devem assustar os vossos filhos com os problemas mas, se a família não vive bons momentos económicos, eles têm de ter essa noção. Têm de saber que não podem comprar aquilo que querem, pedir tudo e mais alguma coisa e, mais importante ainda, os miúdos têm de ser sensibilizados para as poupanças (desligar as luzes, fechar as torneiras enquanto lavam os dentes, não deixar estragar comida, entre muitas outras coisas). E claro, o seu parceiro(a) tem o direito de saber, cêntimo por cêntimo, a realidade do vosso dinheiro. 

Juntem-se, estipulem o orçamento, conversem sobre o assunto, expliquem aos vossos filhos que não podem exceder x valor nas compras, ou em roupa. 

Nas suas reuniões de orçamento pode discutir:
  • Objetivos financeiros.
  • Valores monetários (quanto dinheiro entra mensalmente).
  • Como a família se comporta financeiramente.
  • Quais as mudanças que precisam ser feitas.
  • Qual é o orçamento da família para cada categoria.
  • Quaisquer os problemas financeiros que enfrentam.
Estes são alguns pontos que eu considero importante serem conversados em família, alguns com os miúdos, outros talvez, apenas com o seu parceiro(a). Mas não deixem de o fazer pelo menos uma vez por mês, para manterem a vida financeira organizada e saudável.

Os meus pais sempre me incluíram dos problemas e das soluções, isso ajudou-me a crescer e a dar valor ao dinheiro e ao trabalho. 

E vocês, costumam fazer "reuniões" sobre orçamento? E incluem os vossos filhos deste assunto? 
Deixem as vossas sugestões e testemunhos na caixa de comentários.

Beijinhos,
Cláudia

Sem comentários:

Enviar um comentário